Missão catarinense promove agronegócio e busca ampliar mercado de carnes no Japão

ndonline

A comitiva liderada pelo governador Raimundo Colombo inicia a viagem oficial para o Japão hoje, com o objetivo de ampliar parcerias para promover o agronegócio catarinense, em especial o mercado de carnes. “O Japão é um parceiro estratégico e essa relação precisa ser fortalecida, é fundamental que a gente faça isso. Tenho certeza que voltaremos desta viagem com frutos positivos para agora e para o futuro de Santa Catarina”, avaliou Colombo.

Durante a missão oficial, até 13 de março, o vice Eduardo Pinho Moreira ficará à frente do governo estadual. A comitiva participará do seminário Oportunidades & Negócios, promovido em Tóquio, no dia 6, resultado de uma parceria da Embaixada do Brasil no Japão com a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

No dia 7, a comitiva participará da Foodex Japan 2017, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia. A feira será realizada até o dia 10, na província de Chiba. O evento tem como objetivo apresentar as últimas tendências de alimentos e bebidas de todo o Japão e do mundo. Esta será a 42ª edição da feira, que contará com fabricantes de alimentos e bebidas e empresas comerciais que representam cerca de 80 países entre os seus expositores.

O governador Colombo lembra que o agronegócio vive um bom momento e se consolida como um dos principais setores que fortalecem o Estado no enfrentamento à crise. Ao longo da viagem, também estão previstos encontros com órgãos empresariais e do governo japonês.

Integrante da missão, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, lembra que, em 2014, uma comitiva catarinense participou da Foodex Japan. Em meados de 2013 foi anunciada a abertura do mercado japonês para a carne suína brasileira, com habilitação de indústrias para exportar ao país.

“Considerado um dos mercados mais exigentes do mundo, o Japão é um tradicional importador de produtos catarinenses, especialmente de carne de frango. A presença na feira é fundamental para nos aproximarmos ainda mais dos compradores e para avançar nas exportações de carne suína”, afirmou Côrte.

5 diferenciais catarinenses

Santa Catarina encerrou 2016 como o maior produtor e exportador de carne suína do país.

É também o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil.

Estado se destaca na defesa sanitária. Santa Catarina é hoje o único no Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.

Ao lado do Rio Grande do Sul, faz parte de uma zona livre de peste suína clássica com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal.

O status sanitário diferenciado dá acesso exclusivo aos mercados mais competitivos do mundo, como habilitação para exportar carne suína para Estados Unidos e Japão.



Data da Notícia: 09/03/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.