Portal DBO com Imea
As lavouras do milho da safra 2015/2016 em Mato Grosso estão praticamente todas pendoadas atualmente, tendo a maior parte, aproximadamente 72%, aflorado no mês de abril. Nesse período, registrou-se pluviosidade média no Estado em torno de 52 mm, volume abaixo da necessidade hídrica das plantas na fase de reprodução. Em maio, período em que 16,9% do milho ainda deve estar no estádio reprodutivo, a situação é crítica em relação à pluviosidade: a previsão é de uma média de 10,4 mm em MT.
Segue em paralelo neste mês a preocupação com as plantas que devem estar enchendo o grão, em torno de 77,7% da lavoura. Em suma, importantes processos na cultura do milho, que são decisivos para a boa produtividade da safra, estão sujeitos a um nível de pluviosidade abaixo do que é necessário, tanto na fase reprodutiva quanto na fase de enchimento dos grãos.
Na semana que passou, teve início a colheita da safrinha no Estado, atingindo 0,37% da área de semeadura total estimada pelo Imea. A produção que está disponível agora é em grande parte referente ao milho que foi semeado em dezembro e início de janeiro. Considerando que o mercado mato-grossense está ofertando preços jamais vistos, girando em torno de R$ 36,98/sc na última semana e com ganho diário médio de 0,9% nos últimos dez dias, espera-se que o produtor que já tem milho pronto na lavoura acelere ao máximo os trabalhos no campo para aproveitar as boas oportunidades de venda que surgirem.