Milho: poder de compra do frango no mês de maio atingiu o melhor nível dos últimos oito meses

Em maio, o frango abatido e sua principal matéria-prima, o milho, tiveram comportamento similar, pois ambos enfrentaram queda de preço em relação ao mês anterior. Mas enquanto o preço do frango abatido recuou não mais de meio por cento, o do milho caiu 1,19%.

As similaridades, no entanto, acabam aí. Pois, em declínio acelerado e praticamente contínuo desde o final de 2023, o milho chegou a maio valendo, nominalmente, somente 1,31% mais que um ano atrás. Já o frango, que, mesmo em decréscimo, mantém relativa estabilidade há um bom tempo, alcançou valor 11,21% superior ao de maio/23.

Em função desses desempenhos, o poder de compra do frango abatido em relação ao milho atingiu o melhor nível dos últimos oito meses, 8,053 kg do produto sendo suficientes para a aquisição de uma saca de 60 kg do grão. Capacidade maior de compra de maio de 2023 para cá só a de setembro do ano passado, quando a compra de uma saca de milho exigiu 7,763/kg de frango abatido.

Comparativamente a abril/24, o poder de compra do frango aumentou 0,60%. Em relação a maio/23 o aumento ficou próximo de 10%. Foi o segundo melhor resultado em quase cinco anos, ou seja, desde setembro de 2019. Nesse período, o momento mais crítico foi registrado em janeiro de 2022, ocasião em que foi necessário praticamente o dobro do atual volume de frango abatido (15,980 kg) para adquirir a mesma saca de milho.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 03/06/2024