Milho deve perder terreno no verão, aponta levantamento

Gazeta do Povo

Depois de alcançar recordes de produção neste ano, o milho deve perder terreno no próximo verão. Para a safra 2013/14, que começa a ser plantada no Brasil em setembro, o cereal tende a ocupar 5,282 milhões de hectares na região Centro-Sul do país, 10% menos do que o cultivado no ano passado. A estimativa faz parte de um levantamento preliminar da consultoria Safras & Mercado, que ainda aposta em redução de 6,2% na área da segunda safra do grão, que é cultivada no inverno, e deve ter apostas de 7,49 milhões de hectares.

Considerando uma expectativa de normalidade no clima, a empresa calcula que 72,17 milhões de toneladas sairão das lavouras - 29,715 milhões de toneladas no verão e outras 42,463 milhões de toneladas no inverno. Se confirmado, o volume total ficaria 6 milhões de toneladas acima do registrado no ciclo 2012/13.

A perspectiva de perda de espaço do milho está associada a uma queda acentuada nos preços do produto nos últimos meses, que é influenciada pelos resultados históricos obtidos na temporada anterior e pela recomposição dos estoques nacionais. Além disso, os importadores devem voltar a contar com os Estados Unidos como principais fornecedores globais do produto, reduzindo a participação brasileira.

Estoque
12,3 milhões de toneladas é quanto devem crescer as reservas de milho do Brasil até o final do ano. Volume é resultado de duas safras recordes.



Data da Notícia: 30/07/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.