Milho: 6 dicas para explorar ao máximo o potencial produtivo do milharal

Farming

A produção de milho é um dos grandes destaques da safra de grãos. De acordo com as estimativas das consultorias especializadas em agronegócio e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total de milho deve ultrapassar 90 milhões de toneladas na safra 2016/2017.



Para Reginaldo Sene, engenheiro agrônomo e diretor de tecnologia e inovação da FMC Agricultural Solutions, o avanço das lavouras de milho pode ser explicado pela fácil adaptação da cultura em diferentes regiões do Brasil. “O desafio continua sendo produzir mais e melhor por meio de uma agricultura responsável e de qualidade”, afirma. Confira algumas dicas do especialista para maximizar os resultados no milharal.



1 – Semente protegida

O tratamento de sementes contribui para a proteção da saúde, resistência e qualidade dos cultivares e, consequentemente para o aumento dos rendimentos na produção dos grãos. Segundo Sene, o tratamento de sementes com inseticidas é na realidade um “seguro” para o agricultor. “Esse método protege a semente contra a maioria das pragas subterrâneas, seja pelo efeito direto do produto em contato com a praga ou pelo efeito de repelência, evitando que a praga ocasione danos na fase mais crítica da cultura”, conta o engenheiro agrônomo.



2 – Plantio certeiro

O desenvolvimento da cultura pode ser prejudicado se o plantio não for realizado no momento certo. A melhor época para cada cultura pode variar de acordo com a região, por isso a orientação é consultar um engenheiro agrícola para entender as condições da fazenda. De acordo com Sene, condições favoráveis de desenvolvimento facilitam o manejo e o controle de pragas e doenças.



3 – O manejo adequado

“O manejo adequado e o acompanhamento regular da cultura permitem ao agricultor à rápida detecção e reação as necessidades exigidas para a manutenção da produtividade”, diz o diretor de tecnologia & Inovação da FMC. O produtor deve ficar atento para não deixar faltar cuidados com a lavoura, mas também é importante evitar exageros.



Para Sene, o sucesso da plantação está no conjunto de vários fatores, entre eles a adubação equilibrada em relação a N e K, a população de plantas adequada, irrigação contínua e de qualidade, utilização de insumos e defensivos registrados e colheitas na época correta.



4 – Irrigar vale a pena

O milho é uma das culturas que mais demanda água, por isso é importante investir na irrigação do milharal. Segundo Sene, um bom sistema de irrigação pode ser um grande diferencial na produtividade. O produtor pode investir em tecnologias deste segmento que oferecer várias opções de irrigação, inclusive de água com insumos e defensivos que podem ser aplicados diretamente na raiz da planta, garantindo um melhor rendimento e maior aproveitamento da água.



5 – Rotação de culturas

A rotação na cultura do milho é muito importante para a recuperação do solo. Sene diz que o plantar um sistema sucessivamente pode provocar a degradação física, química e biológica do solo, causando queda na produtividade. Outro ponto negativo de não alternar as culturas são as condições mais favoráveis para doenças, pragas e plantas daninhas, situação extremamente prejudicial para a lavoura.



6 – Manejo de pragas e doenças

Segundo o engenheiro agrônomo, as infestações de pragas podem comprometer em até 60% o rendimento da lavoura. A cercosporiose e a ferrugem, doenças causadas por fungos que atingem diretamente as folhas das plantas, são exemplos de problemas que prejudicam o rendimento.



De acordo com Sene, fungicidas como o Authority, da FMC, previnem a doença e garantem a produtividade nas lavouras porque seus ingredientes ativos tem efeito não juvenóide, o que garante o desenvolvimento pleno sem afetar de maneira negativa o metabolismo da planta.



Data da Notícia: 27/04/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.