PorkWorld
... tricotecenos, a fumonisina e a ocratoxina.
Para quem acha que as micotoxinas não chegam a afetar o bem-estar das pessoas, está enganado. Se alimentar de produtos contaminados pelo metabólico tóxico (micotoxinas) pode ser prejudicial à saúde e estimular inúmeras doenças metabólicas. Então, as dúvidas entre os mais otimistas dos consumidores são: o que são, de onde vêm e como ocorre a contaminação por micotoxinas? De acordo com o coordenador de especialidades Jefferson Bittencourt, da Quimtia Brasil, as micotoxinas são substâncias produzidas por certas espécies de fungos em grãos que são essenciais para a produção de ração animal. No entanto, não são todas que contaminam os alimentos.
“Algumas das micotoxinas que devem ser analisadas com cuidados são as aflatoxinas, a zearalenona, os tricotecenos, a fumonisina e a ocratoxina”, explica Jefferson. Segundo ele, a ingestão de micotoxinas por seres humanos ocorre principalmente por meio do consumo de produtos e derivados que estão contaminados, como a carne,o leite, queijo e outros. “A intoxicação pode acarretar o aparecimento de câncer, problemas gastrointestinais, renais e nervosos”, afirma o especialista.
Preocupação global - A contaminação pelas micotoxinas dos alimentos e rações vem se tornando uma preocupação global, o que tem levando vários países a adotarem legislações para proteger os consumidores e minimizar possíveis prejuízos econômicos. Para Jefferson, com a evolução tecnológica para a produção, armazenamento e distribuição dos alimentos, assim como a identificação, prevenção e descontaminação das micotoxinas, temos garantido cada vez mais uma produção de alimentos de alta qualidade e com baixa contaminação.