Mercado de suínos em Santa Catarina começa a oscilar

PorkWorld

A semana iniciou com reajustes no valor pago ao produtor, por quilo de suíno. As indústrias, puxadas pela Cooper Central Aurora, estão em ritmo de redução de preços. Dois fatores contribuem para a queda, até esperada pelos suinocultores: o início de ano de vendas menos aquecidas, e ainda com estoques visíveis em supermercados de um final de ano de vendas abaixo do esperado, bem como as exportações de carne suína. A Rússia é um exemplo, que ainda não renovou os contratos, irá renovar, mas deixa um sinal de alerta para o setor industrial, refletindo no preço ao produtor.

O presidente da Cooper Central Aurora, Mário Lanznaster, afirma que o preço ainda irá baixar mais, mas não é motivo para preocupação. “Baixamos o preço um pouco, mas deve reduzir mais, na margem de R$ 3 por quilo de suíno, torcemos para não baixar mais do que isso, mas mesmo assim temos a certeza de que o produtor terá a sua justa remuneração”, pontua.

O presidente da ACCS, mantem sua análise de mercado, acreditando na remuneração justa ao suinocultor, mesmo com algumas baixas. “Acreditamos na rentabilidade em 2015. O mercado iniciou estável, como há tempos não iniciava um ano. Esse será um 2015 de remuneração justa, de equilíbrio. Acreditamos em uma safra de grãos recorde, e isso irá também ajudar para a margem de lucratividade do suinocultor, não reduzir”, comenta o presidente.

No mercado internacional, algumas tratativas irão nortear o preço nas próximas semanas. “Estamos tentando inserir a carne suína catarinense na Coréia do Sul, já estamos vendendo carne suína para o Japão, para os Estados Unidos, e devem vir outros mercados”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Airton Spies.

No setor cooperativista, a expectativa é de equilíbrio ao suinocultor, neste ano. “Acreditamos que 2015 será sim um ano de muitos lucros ao suinocultor, talvez não como registramos no final deste 2014, mas será sim de bons frutos”, destaca o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet.



Data da Notícia: 27/01/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.