Mercado de milho deve encerrar semana com lenta movimentação no Brasil

O mercado brasileiro de milho deve encerrar a semana com lenta movimentação nos negócios. O dólar segue recuando frente ao real, o que ocasiona em uma queda nas cotações nos portos brasileiros. Com o movimento de retração nos preços do cereal, os produtores voltam a aumentar as fixações de venda, embora sem que haja um avanço expressivo no ritmo de comercialização. A Bolsa de Chicago opera no vermelho, fator que também auxilia para a desvalorização dos preços nos âmbitos doméstico e internacional.

O mercado brasileiro de milho mantém como destaque na semana a baixa nos preços nos portos com a desvalorização do dólar. “Com o câmbio operando a R$ 5,20/dólar há uma mudança contundente”, destaca a SAFRAS Consultoria. “A logística ainda é um fator importante, travando as negociações no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão de clima seco no RS na próxima semana preocupa”, comenta SAFRAS.

No Porto de Santos, o preço ficou entre R$ 88,00 (compra) a R$ 91,00 (venda) a saca (CIF) para novembro. No Porto de Paranaguá, cotação entre R$ 88,00/91,00 a saca para novembro.

No Paraná, a cotação ficou em R$ 82,00/84,00 a saca em Cascavel. Em São Paulo, preço de R$ 84,00/86,00 na Mogiana. Em Campinas CIF, preço de R$ 88,00/90,00 a saca.

No Rio Grande do Sul, preço ficou em R$ 92,00/94,00 a saca em Erechim. Em Minas Gerais, preço em R$ 78,00/80,00 a saca em Uberlândia. Em Goiás, preço esteve em R$ 74,00/R$ 77,00 a saca em Rio Verde – CIF. No Mato Grosso, preço ficou a R$ 72,00/77,00 saca em Rondonópolis.

CHICAGO

* Os contratos com entrega em março de 2023 operam com baixa de 5,25 centavos em relação ao fechamento anterior, ou 0,79%, cotada a US$ 6,55 1/4 por bushel.

* O mercado estende o movimento de perdas registrado ontem, pressionado pela maior oferta na região do Mar Negro. A semana também é negativa, com a posição março acumulando perdas de 2,3% neste momento.

* Ontem (1), os contratos de milho com entrega em março fecharam a US$ 6,60 1/2 por bushel, baixa de 6,50 centavos de dólar, ou 0,97%, em relação ao fechamento anterior. A posição maio fechou a sessão a US$ 6,59 1/4 por bushel, recuo de 6,00 centavos, ou 0,90% em relação ao fechamento anterior.

CÂMBIO

* O dólar comercial registra baixa de 0,25% a R$ 5,1840. O Dollar Index registra baixa de 0,28%, a 104,44 pontos.

INDICADORES FINANCEIROS

* As principais bolsas da Ásia encerraram baixos. Xangai, -0,29; Tóquio, -1,59%.

* As principais bolsas na Europa registram índices mistos. Londres, -0,17%. Paris +0,22% e Frankfurt, + 0,64%.

* O petróleo opera em baixa. Janeiro do WTI em NY: US$ 81,89 o barril (+0,82%).

Fonte: Agência Safras

Fonte: MAIS SOJA