Mercado asiático deve continuar com alta demanda pela soja brasileira

InfoMoney

As exportações (/exportacoes) do complexo de soja (/assuntos/soja) seguem aquecidas neste ano. Em abril, o volume enviado ao exterior foi recorde: 10,09 milhões de
toneladas. De janeiro a abril, os embarques somam 20,89 milhões de toneladas, destes, 16,5 milhões foram enviados para a China (/assuntos/china), que correspondeu a 79% das compras (/compras) da soja (/soja) brasileira em 2016.

“O mercado asiático de alimentos (/alimentos) está em crescimento e aumentou a demanda tanto pelo grão de soja quanto pelo farelo. Acredito que essa tendência deve se manter nos próximos meses”, analisa Daniel Furlan, gerente de economia (/economia) da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Nesse cenário a China (/china) segue como destaque, elevando as compras do grão de 10 milhões de toneladas em 2015 para 16,5 milhões de t neste
ano.

Além da soja em grão, o farelo segue com alta demanda no mercado internacional. No primeiro quadrimestre de 2016, as vendas (/vendas) externas do produto totalizaram 4,95 milhões de toneladas, alta de 20% sobre o mesmo período no ano anterior. Segundo Furlan, o setor animal adquiriu boa parte da mercadoria. “Existe uma demanda muito grande do setor de carnes pelo farelo. Além da Ásia, a União Europeia (/uniao-europeia) (UE) segue como grande importador”.

Somente neste ano, a UE correspondeu por 50% das exportações de farelo (2,5 milhões de jan-abr).

Exportações

De acordo com o dirigente da Abiove, em 2016, as exportações do complexo de soja devem continuar mantendo resultados satisfatórios. São esperadas 55,3 milhões de t de soja em grão, 15,2 milhões de t de farelo, além de 1,5 milhão de t de óleo de soja.



Data da Notícia: 17/05/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.