Melhoramento genético

Suínos & Aves

O melhoramento genético visa o ganho genético e fenótipo em características de interesse da produção. Os acasalamentos desejáveis dentro da raça ou linha são identificados em uma lista de reprodutores ordenados pelo valor genético e características de interesse/seleção e em uma segunda dimensão ou oportunidade, na lista de linhas puras disponíveis para o cruzamento, ordenadas pela habilidade geral e específica de combinação.

O melhoramento genético dos frangos de corte aumentou consideravelmente a produção de carne. Os frangos comerciais atualmente são híbridos, ou seja, produzidos por meio de cruzamentos entre linhagens intensivamente selecionadas para crescimento rápido, eficiência alimentar e rendimento de carne, entre outras.

O processo de seleção genética evolui a cada dia e procura características complexas como eficiência alimentar, resistência óssea, resistência ao calor, flexibilidade fisiológica e imunológica. Escolher os animais com maior potencial genético para as características de interesse a serem utilizados como reprodutores e assim produzirem a geração seguinte.

As empresas de genética vêm incorporando informações genômicas no processo seletivo das aves. A seleção genética é feita em animais de pedigree, a população elite. Depois o progresso genético é transferido para as gerações seguintes por meio de multiplicação até ser incorporado nos frangos comerciais.



Data da Notícia: 22/08/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.