AviSite
Em suas primeiras projeções para 2015, a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura estima que o Valor Bruto da Produção Animal (VBPA) do corrente exercício aumentará 5,3%, aproximando-se dos R$185 bilhões.
A expansão prevista é maior que a esperada para a agropecuária, como um todo. Por ora, o projetado é um incremento pouco superior a 1%.
Em relação à produção animal, especificamente, o VBP de frangos e ovos tende a aumentar pouco mais de 3%, índice aquém do que está sendo previsto para bovinos e suínos, cujos VBPs devem aumentar 10,4% e 3,8%, respectivamente.
Vale anotar, como curiosidade, que a soma do VBP de frangos e ovos aproxima-se dos R$74 bilhões e, assim, supera o valor projetado para a pecuária de corte.