MAPA deverá facilitar liberação de registros agropecuários

Canal Rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deve divulgar, ainda nesta semana, uma norma que pretende facilitar a liberação de registros de produtos voltados para a pecuária, que, hoje, demora até três anos. Este foi um dos assuntos tratados na quarta-feira (11/9), na subcomissão da agricultura da Câmara dos Deputados, que investiga denúncias de cartel no segmento de carnes e outras atividades agrícolas.

Os representantes do Ministério da agricultura negaram que exista a prática entre as indústrias de carne. Como a subcomissão é em caráter permanente, não há prazo para a conclusão dos trabalhos. O deputado federal e presidente da subcomissão, Moreira Mendes, pretende ouvir outros segmentos.

- Na sequencia vamos ouvir o setor da citricultura, há denúncias de cartelizarão. Depois o de grandes cadeias de supermercados, que se cartelizam pra fixar preços. Também há uma denúncia, há suspeita desse caminho - disse Mendes.

O Diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, Fernando Ferreira, admitiu as dificuldades do Ministério da Agricultura para liberar registros de produtos como vermífugos, aditivos, antiparasitários e promotores de crescimento. Uma norma a ser editada nos próximos dias, deverá simplificar os processos.

- A questão é mais deficiência de pessoal. Já estamos tentando conseguir colaboração de pessoas que estão nos estados. Modificar os processos de análise que a gente possa resolver essa situação muito rapidamente - disse.



Data da Notícia: 12/09/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.