Manhã especial com o especialista em suinocultura, David Taylor, fecha programação do Suinter 2015

Suinocultura Industrial

Professor da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, David Taylor é um dos mais importantes patologistas da suinocultura mundial. Atualidades em diarreia suína (PED), estratégias para promover e proteger a saúde intestinal do suíno, controle de salmonela suína e como proteger o consumidor foram os temas debatidos durante a “Manhã especial de informações e debates com Dr. David Taylor” realizada no terceiro e último dia do 8º Simpósio Internacional de Produção Suína - Suinter em Foz do Iguaçu (PR).

PED
A Diarréia Epidêmica Suína (PED, em inglês) é uma doença que ocorre apenas em suínos, causada por um coronavírus. A doença produz surtos agudos e graves de diarréia que se transmite rapidamente entre todas as idades de suínos e entre os criatórios (epidemias). Taylor cedeu um depoimento com exclusividade para a TV Gessulli falando sobre o histórico mundial da enfermidade e traçando parâmetros atuais sobre a PED.

Saúde intestinal e doenças entéricas

O impacto das doenças entéricas na saúde do suíno não só leva ao desconforto e, consequentemente, compromete a rentabilidade da produção, como também implica em possíveis estratégias de tratamento, controle e prevenção do problema. Estes impactos foram destacados Taylor nesta manhã. “A importância da saúde intestinal é fundamental para o suíno expressar seu potencial genético durante o crescimento, produzindo assim com bem estar e viabilidade. Por isso, minha apresentação objetivou promover um debate sobre o papel de doenças clínica e subclínica e seus efeitos sobre o intestino delgado”, afirmou o especialista.

De acordo com Taylor, apesar de numerosos estudos realizados sobre a composição da dieta para incentivar o uso de uma vasta gama de substâncias e bactérias para substituir ou complementar os antimicrobianos promotores de crescimento, que têm sido tão eficientes, infelizmente não resolvem o problema em sua essência. “A estrutura física do intestino do suíno jovem é desafiada constantemente por agentes infecciosos e diferentes situações multifatoriais que constantemente comprometem a integridade intestinal, tornando difícil optar por medidas isoladas para solucionar o problema que na maioria das vezes se apresenta complexo”, apontou o especialista.

Taylor também ressaltou a perda de apetite, piora na conversão alimentar e qualidade de carcaça entre as principais consequências das doenças entéricas nos resultados econômicos da produção. “Incidência de gastrite, especialmente seguida de desidratação e ulceração gástrica ocorridas a partir do desmame pode levar à perda de produção e a morte dos animais. A piora na qualidade de carcaça se torna menos evidente quando a doença atinge suínos mais velhos. Dessa forma, podemos dizer que desafios intestinais podem não afetar o intestino delgado e a digestão, mas provoca perda de apetite comprometendo a conversão alimentar mesmo quando o suíno afetado recebe tratamento imediato”, finalizou.

Suinter 2015

Idealizado em 2005, o Simpósio Internacional de Produção Suína - Suinter vem crescendo e se fortalecendo através de base técnica e científica. O evento, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de junho, reuniu cerca de 300 produtores, veterinários, agrônomos, zootecnistas, técnicos agropecuários, gestores, e todos os profissionais que se dedicam e estão envolvidos diretamente com a produção suína em Foz do Iguaçu (PR).

Confira fotos do evento clicando aqui. Mais informações sobre o Suinter estão no site: www.suinter.com.br ou em nosso portal Suinocultura Industrial - www.suinoculturaindustrial.com.br e também na TV Gessulli - www.youtube.com/tvgessulli.



Data da Notícia: 12/06/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.