Manejo de “Feedback” para melhoria da imunidade do plantel suíno e da eficiência produtiva

Suinocultura Industrial

Em um ambiente cada vez mais competitivo como tem ocorrido na suinocultura industrial, o uso de alternativas para se atingir melhores índices para eficiência produtiva se torna crucial no dia-a-dia de uma granja. Hoje, com melhores instalações, associadas à uma nutrição direcionada e ao melhoramento genético, as fêmeas suínas possuem maior capacidade de produção de leitões e de leite. No entanto, a redução do índice de “mortalidade de leitão pré-desmame” não vem progredindo na mesma proporção. Dessa forma, evitar a perda dos leitões recém nascidos representa uma área de oportunidade já que o número de leitões desmamados se encontra, de uma forma geral, aquém do atual potencial produtivo das fêmeas.

Seguindo o motivo “esmagamento”, as doenças diarreicas estão em segundo lugar na lista de causas determinantes de morte de leitões na maternidade. As diarreias provocam ainda, elevada perda de peso, desidratação, queda na imunidade e diminuição considerável do desempenho dos leitões acometidos ao longo da vida. Vários fatores determinam a presença de microrganismos causadores de diarreia dos leitões na maternidade, como por exemplo a deficiência na limpeza e desinfecção das instalações, falhas no programa de vacinação e baixa imunidade de marrãs. Nos casos em que as marrãs são trazidas ao rebanho de fontes externas, esta baixa imunidade se torna ainda mais agravante.

"Por esta razão, o manejo de Feedback (pré-imunização) é uma alternativa acessível e de baixo custo que deveria fazer parte das atividades rotineiras das granjas na busca da eficiência produtiva. Este manejo visa complementar os programas de vacinação, aumentando a imunidade de plantel, especialmente das marrãs, contra patógenos específicos da granja e que geralmente não estão presentes nas vacinas comerciais", afirma a médica veterinária Giordana Costa, do suporte Técnico da Topigs Norsvin.

En artigo, a profissional fala sobre o manejo de “Feedback” para melhoria da imunidade do plantel suíno e da eficiência produtiva. Faça aqui a leitura. Com informações da Topigs Norsvin.



Data da Notícia: 24/03/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.