Avisite
Em notificação emergencial à Organização Mundial de Saúde Animal, autoridades veterinárias da Itália reportaram a ocorrência de surto de Influenza Aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial da região de Emilia-Romagna (capital: Bolonha), ao norte do país.
De acordo com a notificação oficial, os primeiros sinais da doença foram observados em 10 de agosto e a presença de um sorotipo H7, caracterizado como de alta patogenicidade, foi confirmada quatro dias depois.
A granja envolvida abriga um plantel de cerca de 130 mil poedeiras, 78% das quais foram afetadas pelo vírus. No entanto, menos de 5% das aves morreram em consequência da infecção.
Embora medidas preventivas ao redor do foco e de toda a região afetada venham sendo adotadas, nenhuma ave foi submetida a sacrifício sanitário. As autoridades italianas consideram que é o suficiente para controlar o foco, pois ele foi precocemente detectado. E isso só ocorreu – acrescentam – porque o avicultor envolvido comunicou imediatamente a ocorrência de problema sanitário.