Avisite
Surtos de Influenza Aviária, em sua forma mais patogênica, foram registrados em três empresas avícolas na Itália: Ostellato (na província de Ferrara), Mordano (na província de Bolonha) e em Portomaggiore (na região de Emilia-Romagna, próximo à Ostellato. Os registros foram feitos nos dias 15, 21 e 23 de agosto, respectivamente.
Duas das empresas avícolas são produtoras de ovos, totalizando um plantel de 700 mil poedeiras. A terceira empresa é uma granja produtora de perus.
De acordo com a notícia do site WorldPoultry, na tentativa de evitar a propagação do vírus, as autoridades italianas estão aplicando as medidas recomendadas pelo Conselho Diretivo de Saúde Animal, abatendo todas as aves das granjas contaminadas e reforçando a proteção e a vigilância sanitária nas áreas ao entorno da região afetada.
As autoridades italianas também estão estabelecendo uma zona restrita maior, cobrindo toda a parte oriental de Emilia-Romagna e parte da região sul oriental de Veneto, onde já há restrições comerciais e vigilância sanitária reforçada em granjas de ovos, frangos de corte e de perus.
Ainda contra a Influenza Aviária, medidas de biosseguridade mais rigorosas já foram colocadas em prática em todo o setor avícola da Itália, país que é hoje o terceiro maior produtor de ovos e o quinto maior em produção de carne de frango da União Europeia.