Investir na saúde das aves para melhor qualidade do ovo

Um dos fatores de grande importância para que o Brasil hoje seja referência na produção avícola é o status sanitário que o setor conquistou ao longo dos últimos anos, e que atesta a qualidade de seus produtos. A biosseguridade é, sem dúvida, um dos principais investimentos realizados pelas empresas produtoras de ovos férteis e de postura comercial.

Confira algumas alternativas viáveis para a promoção da saúde das aves para garantir uma produtividade eficiente, sustentável e que traga mais qualidade aos ovos produzidos.

Cuidados que devem ser assegurados para uma boa biosseguridade na granja

Alguns pontos críticos podem comprometer a biosseguridade em granjas produtoras de ovos. Por isso, devem-se levar em conta alguns fatores que estão relacionados diretamente às atividades operacionais. Eles são compostos de várias medidas e procedimentos com o intuito de eliminar ou reduzir agentes patogênicos em uma granja (figura 01). (SESTI,2004).

Para alcançar a produtividade com excelência e manter o custo de produção mais baixo, são utilizadas ferramentas a nível nutricional para garantir desde a imunidade das aves, oferecendo um consumo adequado de vitaminas e minerais, até a utilização de melhoradores de desempenho e aditivos zootécnicos.

Porém, os produtos utilizados como melhoradores de desempenho vem a cada dia sofrendo maiores restrições de uso, principalmente por alguns mercados importadores.   No exterior,

diversos países já baniram a utilização de antibióticos de uso comum nas rações. No Brasil, a prática de utilizar antibióticos como melhoradores de desempenho ainda é permitida, no entanto, várias moléculas dos antimicrobianos já passaram por um processo de restrição.

Quando trabalhamos para buscar uma boa saúde das aves, um ponto importante a ser analisado é o resultado que se espera em uma criação de aves, seja ela para reprodução – na produção de pintainhos - ou produção de alimentos, no caso, os ovos comerciais. Para isso é importante conhecer todo o processo de criação, fisiologia, nutrição e sanidade das aves, para que todas as decisões a serem tomadas sejam as mais assertivas.

As criações de aves reprodutoras e de postura comercial buscam o mesmo objetivo, produzir ovos com qualidade, livres de qualquer contaminação. E para garantir a qualidade desses ovos, as aves, obrigatoriamente, precisam estar em plena saúde. Das várias ferramentas para garantir a sanidade do lote é fundamental a atenção a um ponto: a saúde intestinal.

© 2022. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: AVICULTURA INDUSTRIAL

Data da Notícia: 17/11/2022