INFLUENZA AVIÁRIA: O QUE VOCÊ DEVE SABER

O que é Gripe Aviária?

Cientificamente denominada como Influenza Aviária, é uma doença viral que afeta especialmente as aves. Pode alcançar aves silvestres (terrestres e aquáticas), aves domésticas ou de produção comercial.

Nas aves, o vírus da Influenza Aviária é eliminado nas fezes e nas secreções respiratórias. Assim, pode ser transmitido através do contato direto com secreções de aves infectadas, especialmente, através de fezes ou de alimentos e água contaminados.


Os vírus de influenza aviária estão divididos em dois grupos:


LPAI:

Influenza Aviária de baixa patogenicidade: é, geralmente, uma doença leve, sem impactos severos ao animal.


HPAI

Influenza Aviária altamente patogênica: é disseminada rapidamente, causando doença grave com alta mortalidade nas aves.


E a carne de aves? E os ovos? Posso consumir

Pode, sim!

É importante saber que as aves enfermas não são utilizadas para a produção de alimentos! Para segurança de todos, é realizado o abate sanitário e destinado para um aterro indicado pela secretaria de meio ambiente local.

Ao mesmo tempo, é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos. Não há dados epidemiológicos que sequer indiquem que a doença possa ser transmitida ao homem por meio de alimentos cozidos. Isto é relatado por todos os órgãos internacionais de saúde animal e humana, como OMS, FAO, USDA, OMSA e outros.


No Brasil, quem trata deste tema?


O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil está à frente das ações de monitoramento e contingenciamento da doença nos animais. Além de uma ampla estrutura, o Governo Federal conta com o apoio das agências de defesa de todos os estados brasileiros.

No âmbito privado, e em articulação com o Governo Federal e os Estados, a liderança é feita pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o suporte do Grupo Especial de Prevenção à Influenza Aviária (GEPIA), composto por técnicos e lideranças das agroindústrias do setor.


A Gripe Aviária pode afetar humanos? 


O contágio por humanos é extremamente raro. Quando acontece, geralmente, está relacionado ao manejo direto das aves infectadas. Isto também é atestado por todos os órgãos internacionais de saúde animal e humana.


O que devo fazer diante de um caso suspeito?

Não toque ou busque realizar o resgate de aves com sintomas.

Acione imediatamente o Ministério da Agricultura ou as Secretarias de Agricultura dos Estados caso identifique uma ave com sintomas como:

  • Andar cambaleante.
  • Pescoço “deitado”.
  • Alta mortalidade de aves em uma área.

Comunique imediatamente às autoridades sanitárias, por meio do Sisbravet.


PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE O SITE: https://brasillivredeia.com.br/



Fonte: ABPA

Data da Notícia: 16/05/2023
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.