Influenza Aviária é relatada por três países europeus

Avisite

Na mesma semana, quase a um só tempo, três países europeus relataram à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ocorrência de casos de Influenza Aviária em seus territórios: Alemanha, Holanda e Portugal. É o prenúncio de que o próximo inverno será desafiador para a avicultura do Hemisfério Norte.

Nos três registros estão envolvidos vírus da Influenza Aviária caracterizados como de baixa patogenicidade. No caso holandês (primeiro a ser relatado à OIE, na última segunda-feira), o vírus isolado é do tipo H5N3 e foi detectado em um plantel de pouco mais de nove mil aves, todas sacrificadas. A granja afetada está localizada em Groningen, noroeste da Holanda.

Na mesma data, mas logo após a Holanda, Portugal também enviava à OIE relatório mencionando a detecção de vírus do subtipo H7 em uma pequena criação da região do Baixo Alentejo. No caso estiveram envolvidas apenas 63 aves (18 pintainhos, 36 frangos, 6 galinhas de guiné e 3 patos), imediatamente sacrificadas. Portugal não registrava casos de Influenza Aviária há cinco anos.

Não tão antigo é o último caso na Alemanha: novembro passado. Já a nova ocorrência foi relatada à OIE na terça-feira, 3. Como na Holanda, o agente envolvido é o H5N3, mas parece não haver ligação entre as duas ocorrências, exceto pelo fato de que a infecção deve ter sido transmitida por aves migratórias. Também aqui o plantel envolvido é pequeno – 130 aves – e composto por poedeiras e avestruzes. As poedeiras foram imediatamente abatidas, enquanto os avestruzes devem ser sacrificados até o final desta semana.

Embora preocupantes, os três casos podem ter sido identificados apenas em função das atividades de vigilância implantadas a partir do grande surto de 2006/2006. Ou seja: talvez sejam corriqueiros e passassem despercebidos até recentemente.

Mas, pelo sim, pelo não, Hong Kong – que acaba de registrar o primeiro caso humano de Influenza Aviária do tipo H7N9 – suspendeu imediatamente a importação de carne de frango e demais produtos avícolas da Holanda, Alemanha e Portugal.



Data da Notícia: 06/12/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.