Inflação medida pelo IPCA: carne de frango e ovo asseguram que continue em evolução moderada

Os produtos da avicultura – carne de frango e ovos – continuam contribuindo positivamente para que a inflação tenha uma evolução moderada. Em abril, frente a um acumulado em 12 meses de 3,69% no IPCA e de 3,08% no item “Alimentação e Bebidas”, o grupo “Aves e Ovos” registrou retração de 1,82%.

O índice negativo se repetiu em oito das dez regiões metropolitanas acompanhadas pelo IBGE. Ou seja: foram exceções, apenas, Porto Alegre (mas com um aumento de apenas 0,20%, inferior ao dos outros dois itens locais: Índice Geral 3,02%; Alimentação e Bebidas 0,50%) e Salvador.

Nessas duas capitais a alta foi determinada pelo frango (inteiro e em pedaços), visto que, em ambas, o preço médio do ovo retrocedeu (-7,68% em Salvador; -2,09% em Porto Alegre).

Além do ligeiro incremento nessas duas praças, o frango inteiro aumentou em Belo Horizonte e Vitória e o frango em pedaços em Recife. Quer dizer: na maior parte das capitais houve queda anual de preço, daí uma redução média, em nível nacional, de 0,75% no frango em pedaços e de quase 2,5% no frango inteiro.

Por sua vez, a redução no preço do ovo foi mais significativa, de 3,3%, pois o alimento sofreu alta (inferior à inflação local) somente em Belém e no Rio de Janeiro. Entre oito capitais, a baixa de maior expressão (queda de 13,61%) foi registrada no Espírito Santo.

Fonte: OvoSite

Data da Notícia: 14/05/2024