Infecções purulentas em suínos

Dia de Campo

Os suínos são acometidos pelas infecções purulentas através de agentes externos, ou seja, as bactérias que conseguem invadir o organismo. A infecção pode prejudicar o desenvolvimento do leitão, causando a diminuição de peso e consequentemente atraso no abate.

Os principais tipos desses problemas são a onfalite, pulpite, artrite e otite. Estes podem ser evitados com o manejo adequado e tratamento apropriado, geralmente feito à base de antibióticos.

Na onfalite o cordão umbilical pode ser uma via de fácil acesso para várias bactérias, assim a correta cicatrização do cordão umbilical é muito importante. A prevenção ou tratamento é feito através do manejo e cuidados sanitários específicos, além da administração de antibióticos.

A polpa é um tecido que encontra-se na parte inferior do dente, composto por vasos sanguíneos e feixes nervosos que tem funções formadoras, nutricionais, sensoriais e de defesa. O desgaste ou o corte do dente de animais recém-nascidos é comum visando diminuir as lesões causadas por mordidas. Essa prática pode deixar polpa exposta e favorecer as infecções bacterianas que recebem o nome de pulpite.

A artrite acomete com frequência os suínos. A artrite infecciosa causa lesões nas articulações e compromete a movimentação dos animais, com isso prejudica o crescimento e desenvolvimento.

A otite causa dor, febre e alteração no comportamento, como dificuldade para alimentar. Se a infecção atingir o ouvido médio, pode interferir no equilíbrio do animal.
As doenças infecciosas são tratadas com antibióticos, mas é importante ressaltar que a sanidade e cuidados adequados são importantíssimos na prevenção das doenças.



Data da Notícia: 15/01/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.