Imunidade e Vacinação in ovo é tema de evento da Zoetis, paralelo ao Simpósio Técnico da ACAV

MB Comunicação

O 2º Simpósio Zoetis de Vacinação In Ovo e Imunização reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre médicos veterinários, técnicos, estudantes e profissionais do setor, nessa terça-feira (16), no Centro de Convenções do Hotel Sibara, em Balneário Camboriú. O evento foi realizado paralelo ao 10° Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, que a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) promove até quinta-feira (18).
Segundo o gerente de negócios In Ovo, Rudi Gabiatti, a vacinação in ovo é uma ferramenta fundamental para o controle de diversas enfermidades, pois assegura a imunização precoce, reduz a influência dos anticorpos maternais, além de diminuir significativamente o manejo das aves, evitando o estresse do animal.
O diretor da Unidade de Negócios Aves Zoetis, Giankleber Diniz, destacou a importância do evento para a troca de experiências e o aperfeiçoamento constante do setor. “A Zoetis faz questão de estar presente no cotidiano dos produtores e de ser um parceiro de seus negócios, seja por meio da promoção de simpósios para garantir a atualização técnica e levar conhecimento ao campo, ou ainda por disponibilizar um portfólio completo com soluções personalizadas”.
As máquinas Embrex Innovoject da Zoetis, apresentadas por meio de audiovisual no simpósio, são as pioneiras da categoria e beneficiam todas as etapas do processo. Entre os benefícios estão a separação dos ovos embrionados e dos ovos inférteis e a redução do tempo entre o nascedouro e o aviário com a eliminação da vacinação pós-nascimento, reduzindo o estresse das aves. A Zoetis oferece máquinas que atendem tanto ao grande quanto ao pequeno produtor de pintinhos de um dia.
Os equipamentos Inovoject asseguram a injeção na posição ideal com sistema de duas agulhas: a primeira perfura a casca do ovo e a segunda realiza a injeção da vacina. Esse sistema de agulha dupla garante a desinfecção das agulhas, após cada injeção. “Desta forma, é possível realizar uma sanitização mais eficaz. Não há contato das substâncias presentes na casca contaminada com o interior do ovo e a agulha que inocula fica inócua para aplicação no próximo embrião”, completou Diniz.
A programação seguiu com as seguintes palestras: “Imunização para Marek e Gumboro”, conduzida pelo gerente técnico Canadá e América Latina, Renato Verdi; “Pontos de controle no processo de incubação”, ministrada pelo especialista em avicultura da Zoetis, Joreci Federizzi; “Monitoria sanitária de incubatórios”, conduzida pelo responsável técnico Mercolab, Obiratã Rodrigues; “Desafios da vacinação In Ovo e seu impacto na vida produtiva da ave”, ministrada pelo professor da Universidade Paraná, Dr. Luiz Felipe Caron; “Vacinação In Ovo - Eficácia e segurança”, com o diretor técnico Zoetis, Dr. Chris Williams; “Avaliação de diferentes sistemas de vacinação In Ovo”, com o diretor de pesquisas da Zoetis, Dr. Taylor Barbosa, além de discussão sobre processo de incubação e mesa redonda que oportunizou o debate e a troca de experiências sobre os temas.
ZOESTIS
Com mais de 60 anos de história, a Zoetis desenvolve, produz e comercializa vacinas e medicamentos veterinários para animais de criação e de companhia. O faturamento global da empresa chegou a US$ 4,6 bilhões em 2013. Mundialmente, é responsável por empregar mais de 9.800 funcionários e seus produtos atendem médicos veterinários, pecuaristas, proprietários de animais de produção e de animais de companhia em 120 países.
SIMPÓSIO DA ACAV
O Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), segue até quinta-feira (18), com palestras e eventos técnicos conduzidos pelos mais renomados especialistas da avicultura mundial, além de programação especial, que inclui o tradicional Jantar do Galo e coquetel de confraternização. Participam, durante os três dias de programação, aproximadamente 500 gestores, técnicos e especialistas do setor.
Segundo o vice-presidente da ACAV e coordenador geral do simpósio, Bento Zanoni, o setor avícola brasileiro é um dos mais avançados do planeta e isso se deve, em grande parte, à capacidade de transformação das novas tecnologias. “O simpósio da ACAV notabilizou-se como referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial, proposição e formulação de políticas segmentadas. Neste evento, estão em foco os principais temas da atualidade avícola do Brasil e do mundo por meio de palestras que evidenciam o potencial avícola brasileiro”.

Simpósio da Zoetis reuniu cerca de 200 pessoas

O diretor da Unidade de Negócios Aves Zoetis, Giankleber Diniz, destacou a importância do evento para a troca de experiências e o aperfeiçoamento constante do setor

O gerente de negócios In Ovo, Rudi Gabiatti, destacou que a vacinação in ovo é uma ferramenta fundamental para o controle de diversas enfermidades

O gerente técnico Canadá e América Latina, Renato Verdi, conduziu a palestra sobre Imunização para Marek e Gumboro

O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.