Avisite
Há tempos colocados entre os principais importadores da carne de frango brasileira (neste ano, no acumulado de janeiro a setembro, ocupam a quarta posição do ranking), os Emirados Árabes Unidos devem, em 2013, aumentar o volume global importado em 10% e, atingindo novo recorde, incrementar em mais 5% suas compras externas de 2014.
Essa é a visão dos analistas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que também confirmam que o principal fornecedor daquele mercado é o Brasil, acrescentando que “o frango brasileiro é popular nos Emirados Árabes Unidos por causa da sua visível qualidade, dos preços competitivos e do baixo teor de água”.
Efetivamente, os mesmos dados do USDA mostram que em 2012 o Brasil respondeu por 68% do volume importado pelos Emirados Árabes, obtendo com isso receita equivalente a pouco mais de 70% dos gastos globais com essas importações.
Seguem-se ao Brasil, entre os cinco principais fornecedores, EUA (com 20% do volume importado), França (2,90%), Omã (2,60%) e Arábia Saudita (1,83% do volume total). Também disputam o mesmo mercado Tailândia, Argentina, Alemanha, Dinamarca e Uruguai. Mas a participação somada desses cinco países não passou do 4% do volume total importado pelos Emirados Árabes Unidos em 2012.