Impacto do manejo da incubação na mortalidade de primeira semana dos pintinhos

Avicultura Industrial

Na avicultura, os primeiros sete dias de vida do pintinho é o momento mais adequado para buscar o máximo de crescimento. Para isso, o consumo de alimento nas primeiras 24 horas são de extrema importância para o desenvolvimento das aves. Grandes perdas nessa fase do ciclo do frango dificilmente serão recuperados na totalidade por um ganho compensatório na fase final do lote. Porém, há de se considerar todo o processo de desenvolvimento do animal, onde o incubatório está no centro e é a conexão conectando o setor de produção de ovos e frango de corte. 

Esse cuidado primário, que está relacionado a boas práticas de manejo, estimulam o desenvolvimento das aves, favorecendo o ganho de peso, boa conversão alimentar e a manutenção da uniformidade do lote. “Do alojamento das matrizes até o abate do frango, há uma cadeia totalmente interligada, sendo que o incubatório está no centro, conectando o setor de produção de ovos férteis ao setor de frango de corte. A mortalidade de primeira semana é uma consequência do trabalho dos três elos da cadeia. Tendo uma matéria prima (ovos férteis) de boa qualidade, boas práticas de manejo no incubatório para produzir um pinto com alto padrão de qualidade e manejo adequado na granja de frango de corte, as aves terão capacidade de expressar todo o potencial do pacote genético”, explica o especialista em incubatório do Suporte Técnico Mundial, Eduardo Costa.

De acordo com o profissional para ganhar peso, as aves precisam comer. “Ou seja, todo manejo que fazemos visa o consumo de alimento e a baixa demanda de manutenção das aves. Para isso, é muito importante garantir que as aves tenham acesso a água e ração o mais rápido possível”, enfatiza o profissional que atua na mais antiga companhia de genética avícola do mundo, Cobb-Vantress.

Costa, que irá tratar o tema mais amplamente na próxima semana durante o 11º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição. Promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em Florianópolis. explica que, para que o consumo aconteça na primeira semana, as aves precisam estar na zona de conforto térmico. “Sendo assim, é preciso garantir a boa temperatura ambiente e, principalmente, boa temperatura de cama. Situações de frio ou calor reduzem consideravelmente o consumo de alimento. Manter as aves em conforto térmico diminui a demanda energética de manutenção da ave favorecendo o ganho de peso e conversão alimentar”, diz.

Evento

As palestras ministradas pela Cobb ocorrem nos dias 17 e 18, respectivamente. Na primeira apresentação, Costa falará aos participantes sobre “Impacto do manejo na incubação na mortalidade de primeira semana de pintinhos”. Para ele, o setor avícola tem se tornado cada vez mais competitivo e só se destacarão no mercado as casas genéticas que tenham instalações e práticas de manejo que produzam um pinto de corte capaz de expressar todo seu potencial genético.
“As empresas devem ter diversos fatores bem definidos e controlados, tais como: um correto programa de coleta e desinfecção de ovos, controle da perda umidade e temperatura da casca dos ovos, entre outros. Esses serão alguns dos assuntos que tratarei durante minha palestra para explicar o impacto do manejo na primeira semana dos pintinhos”, afirma Costa.

Além de Costa, no dia 18, a Cobb promove a palestra do especialista em Nutrição do Suporte Técnico Mundial, Vitor Hugo Brandalize, com o tema “Perfil nutricional das dietas de matrizes pesadas modernas, visando uma maior rentabilidade e produtividade”. O encontro será na sala Ágata 1 do Oceania Park & Hotel Convention Center, onde o Simpósio ocorre, após o encerramento oficial da programação do dia, às 17h. “O evento reúne os principais nomes da avicultura do País, o que nos deixa ainda mais orgulhosos pelo nosso time e pelo apoio à ACAV. Serão dias de muito aprendizado e de atualização sobre processos e inovações tecnológicas”, comenta o Gerente de Vendas, Crédito e Marketing, Cassiano Bevilaqua.



Data da Notícia: 12/08/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.