Impacto da idade das matrizes no desenvolvimento de pintinhos é tema de palestra no 12° Simpósio de Avicultura

MB Comunicação

Com a redução progressiva no tempo de produção de frangos na agroindústria, os fatores que podem afetar o desenvolvimento precoce do pintinho vêm despertando interesse no setor. Para entender melhor esses fatores, o 12º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, trouxe como palestrante o doutor em zootecnia e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Alex Maiorka, que falou ao público nesta quarta-feira.

O evento, organizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), é realizado em Florianópolis e segue até esta quinta-feira (27), no Oceania Park Hotel & Convention Center, na Praia dos Ingleses.

Conforme Maiorka, a idade da mãe e o peso do ovo são dois fatores que impactam preponderantemente no desenvolvimento do pintinho. À medida que as matrizes envelhecem o intervalo entre ovulações é maior – redução da taxa de postura –, e, ao mesmo tempo, há um aumento no tamanho do ovo. Isso se deve ao fato de que a mesma quantidade de gema é depositada em um menor número de folículos. Como a relação entre o peso do ovo e do pintinho é direta, os ovos produzidos por matrizes de idade mais avançada produzem também pintinhos com maior peso quando nascem.

Outro aspecto a ser observado é a nutrição da mãe. ”O objetivo é que as curvas de crescimento (do pintinho) sejam as ideais, mas fatores anteriores ao nascimento impactam na intensidade da curva”, explicou o professor.

Acav

Acav



Data da Notícia: 26/09/2018
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.