Idec divulga lista completa de produtos inspecionados na Carne Fraca; confira

G1

O idec (Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor) divulgou nesta quinta-feira (20) a lista completa de produtos que passaram por inspeção na Operação Carne Fraca.

O documento especifica marcas, lote, data de validade e problemas encontrados em cada item e foi encaminhado ao órgão no último dia 10 pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça.

Segundo o material, até agora foram abertas investigações sobre 23 empresas, entre elas BRF, JBS (dona das marcas Friboi e Seara) e Peccin.

Na lista de produtos com irregularidades constam salsichas, linguiças, hambúrgueres e frangos congelados.

Entre as irregularidades identificadas estão a presença acima do permitido de água, ácido sórbico (sorbato) e amido, além de nível de proteína abaixo do determinado.

Também foi identificada contaminação com salmonella e staphylocccus coagulase, bactérias que podem representar risco à saúde.

Veja aqui a lista completa de produtos analisados, separados por frigorífico.

O Idec destaca que, ainda que não provoquem doenças, a adição acima do permitido de água e outras substâncias piora a qualidade do alimento e lesa o consumidor.

O que o consumidor pode fazer

O Idec ressalta que espera que os itens considerados fraudados já devem estar fora do mercado, mas ressalta que, caso o consumidor encontre algum produto analisado à venda, contate a Senacon e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Caso já tenha o produto em casa, a orientação é contatar o SAC do fabricante e exigir a troca ou restituição do valor pago.



Data da Notícia: 24/04/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.