Além dos cuidados com o manejo, a biossegurança e a sanidade da granja desempenham um papel crucial na prevenção de doenças intercorrentes e infecções oportunistas. Estudos mostram que a redução na carga de patógenos dentro da granja colabora para evitar o aparecimento de doenças respiratórias. A vacinação também pode ser uma estratégia eficaz. Em um estudo realizado no México, poedeiras vacinadas contra E. coli apresentaram uma menor taxa de mortalidade em condições de estresse térmico.
Durante o inverno, é fundamental manter a vigilância e estar atento a desvios e não conformidades nas rotinas de monitoramento. Detectar problemas de forma precoce, por meio de sorologias e achados de necropsia, pode auxiliar na tomada de decisões para evitar que os problemas se agravem nos lotes subsequentes.
Com a devida atenção ao manejo, biossegurança e sanidade das aves, é possível mitigar os efeitos do estresse térmico durante o inverno. Eva Hunka enfatiza que "não podemos baixar a guarda nesta época do ano" e destaca a importância de buscar ajuda de profissionais especializados para obter soluções efetivas.e