Gripe aviária: saiba como agir ao encontrar animais sintomáticos

A Gripe Aviária, causada pelo vírus H5N1, é uma doença altamente contagiosa e fatal que afeta aves e mamíferos. Embora o risco de contágio para humanos seja baixo, é importante tomar precauções para evitar a propagação do vírus.

Animais silvestres afetados pelo vírus podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Febre alta (acima de 38°C)
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Dores musculares
  • Doença respiratória grave, com possibilidade de dificuldade respiratória, falta de ar, pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo e alterações neurológicas, como confusão mental e convulsões. Esses sintomas podem progredir rapidamente após a infecção.

Se você encontrar animais silvestres, tanto marinhos quanto terrestres, vivos e apresentando os sintomas mencionados ou se encontrar um grande número de animais mortos, entre em contato imediatamente com o Serviço Veterinário Oficial de seu Estado. Evite tocar nos animais e, se possível, isole a área.

Fonte: AVICULTURA INDUSTRIAL

Data da Notícia: 02/06/2023
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.