AveWorld
O surto de gripe aviária que fortemente atinge a indústria avícola dos EUA em 2015, pode estar sob controle dentro de quatro meses, disse o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal da USDA (APHIS) até a data tem relatado que mais de 40,7 milhões de aves foram afetadas pela gripe aviária. No entanto, Bernard Vallat, diretor-geral da OIE, disse à Reuters que a taxa de infecção está abrandando, já que a indústria avícola nos EUA aumentou os seus esforços para conter e controlar o vírus.
"Eu acho que não pode piorar nos Estados Unidos", disse Vallat, "dada a escala dos danos e a pressão sobre os agricultores. Eu acredito que eles vão proteger-se rapidamente de forma mais eficiente. Há enormes desafios econômicos aqui”, conclui.
Outros líderes de sanidade animal também previram uma desaceleração ou possível desaparecimento do vírus com a chegada do clima mais quente. David Swayne, da USDA, disse que novos casos do vírus desapareceriam porque os vírus tendem a não sobreviver bem em um clima mais quente, e que as aves selvagens que têm gripe aviária irão retornar para o Norte durante suas migrações.