Avisite
De junho para julho o preço alcançado pelo frango vivo em relação ao preço do boi em pé (valor da arroba transformado em equivalente quilo) teve ligeira melhora. Em contrapartida, essa relação se deteriorou ainda mais em comparação ao mesmo mês do ano passado. Senão, vejamos:
Em junho, no encerramento do semestre, a equivalência boi/frango atingiu, para o frango, o menor índice do ano: 26,44%, o que significa dizer que o valor alcançado pela ave viva correspondeu a pouco mais de um quarto do preço do boi.
Em julho corrente, esse índice registra ligeira melhora - de 1,24 ponto percentual ou 4,7%, subindo para 27,68%. Mas ficou ainda mais distante da equivalência registrada um ano atrás. Ou seja: se em junho passado a perda foi de 7,10% (de 28,46% para 26,44%), agora sobe para 11,15% (de 31,16% há um ano para 27,68% agora).
É bem provável que em agosto o índice de equivalência volte a apresentar nova alta em relação ao mês anterior. Mas a tendência, infelizmente, é de ainda maior defasagem em relação ao mesmo mês do ano passado. Porque, simplesmente, a forte valorização experimentada pelo frango em agosto de 2013 fez com que seu valor médio no mês correspondesse a 35,67% da cotação média do boi.
Para que algo parecido voltasse a ocorrer neste ano, a cotação do frango (supondo-se que a cotação do boi permaneça inalterada), deveria ser cerca de 25% maior que a atual. Como se vê, não é tarefa fácil.