Avisite
No primeiro semestre inteiro o frango vivo no mercado paulista veio perdendo gradativamente participação no preço vigente até chegar, entre maio e junho, num processo de estabilização, recebendo somente 60% do valor praticado no inicio do ano.
Esse longo período de queda ininterrupta de preços sem pequenas recuperações foi situação totalmente atípica no setor. Mas, a recuperação tardia aconteceu a partir de meados de junho num processo de recuperação gradativa nos preços recebidos que, agora, se encontram a 93% dos preços praticados no inicio do ano.
Da mesma forma, o mercado do frango abatido no grande atacado de São Paulo no primeiro semestre sofreu desvalorização idêntica nos preços e, com pequenas exceções, teve o mesmo caminhar do frango vivo.
Entretanto, a partir da reação iniciada pelo frango vivo no inicio do segundo semestre houve um descolamento entre os produtos – principalmente em agosto – que, somente agora é recuperado. Dessa forma, os preços atuais do frango abatido se encontram a 92% dos preços praticados no inicio do ano e apenas um ponto percentual abaixo da valorização no frango vivo.