Frango, ovo, milho e inflação em agosto e na vigência do Real

AviSite

Entre os quatro itens habitualmente analisados – frango vivo, ovo, milho e inflação (neste caso, a apontada pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas – somente a carne de frango, com aumento de 2,21% registrou variação mensal positiva. O preço do ovo recuou mais de meio por cento, o do milho perto de 5% e o IGP-DI registrou queda de 0,14%.

No acumulado dos oito primeiros meses de 2021 e no dos últimos 12 meses, frango e ovo caminham bem à frente da inflação. Mas continuam afetados pela evolução de preços de sua matéria-prima base, o milho. Neste ano (janeiro-agosto), a correção de preços do frango até superou a alta do milho. Mas nos últimos 12 meses, frente a aumento de 61,70% do milho, o preço do frango foi corrigido em 53,85%.

Considerado todo o período de vigência do Real constata-se que em agosto o frango vivo alcançou valor que o colocou extremamente próximo do IGP-DI, mas ainda aquém dos reajustes obtidos pelo milho.

Mas, como sempre, a pior situação é a enfrentada pelo ovo. Que chegou a agosto alcançando apenas a metade da inflação acumulada desde 1994 e não mais que 42% da variação acumulada pelo milho.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 09/09/2021
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.