AviSite
Os últimos dados trimestrais do IBGE sobre a produção brasileira de carne de frango em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal possibilitam concluir que nos 12 meses encerrados em março de 2015 o volume produzido atingiu 12,6 milhões de toneladas, aumentando perto de 3% sobre idêntico período anterior (abril de 2013 a março de 2014).
Esse índice de incremento correspondeu a um volume físico adicional de 340,7 mil toneladas de carne de frango, 65% das quais vieram de uma única Unidade Federativa (UF) - o Paraná, cujo aumento de produção, de 6,32%, leva a avicultura local a deter mais de 29% dos abates inspecionados de frango.
Na análise das UFs produtoras não escapa que, em termos relativos, algumas delas apresentaram índices de expansão bastante elevados. É o que ocorre, por exemplo, com o Distrito Federal e o Ceará que, no período, aumentaram sua produção em cerca de 42% e 95%, respectivamente.
Pois para estes casos é fundamental ressalvar que não se trata de simples aumento de produção (que pode ou não ter ocorrido) mas, sim, da adesão de novos estabelecimentos ao sistema de inspeção.