Avisite
Baseados nos frangos especiais (os também chamados “frangões”), produzidos exclusivamente para o período de Festas e praticamente prontos para o consumo, alguns órgãos de imprensa andaram divulgando que em dezembro passado o consumidor paulistano pagou cerca de 10% a mais pelo “frango nosso de cada dia”.
Muito pelo contrário, como demonstram as pesquisas semanais do Procon-SP, neste último Natal o frango resfriado chegou aos consumidores paulistanos por um valor menor que o do final de 2012, época em que o setor padecia com o elevadíssimo custo das matérias-primas. O valor médio registrado nas quatro semanas de dezembro – R$5,09/kg – ficou 2,31% abaixo dos R$5,21/kg de dezembro do ano retrasado.
Uma vez que a inflação de 2013 andou pela casa dos 5%-6% (os números oficiais começam a ser divulgados nestes dias), o poder aquisitivo do consumidor para o frango aumentou entre 7% a 8%. Um outro indicador é o salário mínimo, que em 2013 aumentou 9%. Neste caso, o poder aquisitivo para o frango teve acréscimo não muito distante dos 12%.