AviSite
A tabela abaixo sintetiza, em poucos números, os preços médios registrados pelo ovo (extra branco) e pelo frango (inteiro, resfriado - no caso do abatido) na granja, no atacado e no varejo nos últimos três anos.
Porém, mais que os valores nominais observados, o que importa é a variação acumulada – no ano e em dois anos.
E o que se constata, inicialmente, é que apenas o ovo alcançou no ano que passou preço médio que superou a inflação (IPCA) do período. Mesmo isto, porém, apenas na granja e no atacado. Já a variação registrada pelo frango foi inferior à inflação nos três níveis – granja, atacado e varejo.
Porém, até mesmo o resultado do ovo se transforma em frustração ao analisar-se a variação acumulada em dois anos. Pois, em relação a 2013, os preços de 2015 do ovo, tanto na granja como no atacado, valorizaram-se (?) apenas 3,30% e 2,96%, respectivamente. Isso, para uma inflação próxima de 18%.
Em síntese, o alto índice de valorização anual é ilusório, resulta apenas de uma queda de preços em 2014. Que atingiu também o frango, mas que, no caso do ovo, não foi observada no varejo.
A destacar, de toda forma, que a evolução de preço dos dois produtos da avicultura vem beneficiando o consumidor, pois ambos têm sido corrigidos bem aquém da inflação.