Frango abatido: o peso médio por cabeça em 16 unidades federativas brasileiras e na média nacional

O gráfico abaixo foi elaborado a partir das informações, divulgadas pelo IBGE, relativas ao número de cabeças de frango abatidas em estabelecimentos sob inspeção e à produção de carne delas decorrente em 16 unidades federativas brasileiras. O resultado é o peso médio por cabeça abatida em cada UF, com destaque para a média nacional (2,111 kg por cabeça).

À esquerda do gráfico, com pesos 14% e 10% superiores à média nacional, dois estados da Região Sudeste – Espírito Santo e São Paulo. À direita, um estado da Região Sudeste, outro da Região Sul – Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – com pesos 17% e 15% inferiores à média nacional.

Considerada a média dessas quatros UFs, constata-se diferença superior a um terço entre peso máximo e mínimo. Que, aparentemente, pode estar relacionada ao tipo de mercado atendido. Assim, os frangos mais pesados de Espírito Santo e São Paulo sugerem o atendimento de um mercado interno mais voltado aos cortes.

Já os pesos mínimos registrados no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ressaltam as características do mercado interno das duas UFs, voltado sobretudo ao consumo de galetos. No caso gaúcho, o menor peso pode estar relacionado, também, à exportação de grillers.

Isto se aplica, igualmente, a estados como Paraná e Santa Catarina, de ondem sai a maior parte dos grillers exportados pelo Brasil.

Fonte: AVISITE

Data da Notícia: 20/03/2023