Frango abatido influencia (para baixo) IPCA de fevereiro

AviSite

Ao aumentar 1,01% em fevereiro passado – 0,47 ponto percentual a mais que no mês anterior (0,54% em janeiro) – o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, indicador oficial da inflação brasileira) registrou a maior variação dos últimos 7 anos para um mês de fevereiro (1,22% em fevereiro de 2015).

Mas, com certeza, teria sido mais não fosse, por exemplo, o desempenho do frango abatido no mês. Conforme o IBGE, o item alimentação e bebidas aumentou 1,28%, influenciado, entre outros produtos, por uma alta de 23,49% no preço da batata-inglesa e de 55,41% no da cenoura. Por outro lado – ressalta o próprio IBGE – “foram registradas quedas mais intensas nos preços do frango inteiro (-2,29%) e do frango em pedaços (-1,35%)”. E isso foi registrado pelo segundo mês consecutivo, pois em janeiro os recuos haviam sido de -0,85% e -0,71%, respectivamente.

Em suma, enquanto neste ano (primeiro bimestre) a inflação acumulada já soma 1,56%, os preços do frango inteiro acumulam recuo de 3,11% e os do frango em pedaços queda 2,06%.

Notar (tabela abaixo) que a despeito da expressiva reação ocorrida em fevereiro ao nível da produção, nem mesmo o ovo influenciou a alta da inflação, pois seu preço no bimestre ficou apenas 0,16 ponto percentual acima do IPCA acumulado no período.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 14/03/2022
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.