Fonesa debate em Brasília por apoio à defesa agropecuária estadual

Comunicação CNA

Representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) se reuniram na última semana, em Brasília, para discutir alternativas de melhoria dos fundos privados para ações de apoio à Defesa Agropecuária Estadual. Atualmente, 17 estados brasileiros possuem fundos para indenizar o produtor rural quando há ocorrência de doenças e perdas de produção animal ou vegetal. “O Brasil é livre de doenças e possui um bom status sanitário, mas precisamos de fundos para garantir ações de defesa agropecuária, quando ocorrerem eventuais emergências”, disse o presidente do Fonesa, Inácio Afonso Kroetz.

Durante a reunião, os membros do fórum levantaram a possibilidade de criar um Grupo de Trabalho para avaliar os fundos de defesa existentes e implementar o Fundo Federal Agropecuário, para atender todos os estados. “A ideia é que cada Unidade da Federação contribua para um único fundo nacional, e o mesmo garanta a reposição em caso de emergências interestaduais ou regionais de grande magnitude ou importância sanitária”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel.

A importância do Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease) e a criação de um seguro sanitário para a avicultura também foram debatidas no encontro. Segundo o Coordenador de Sanidade Agropecuária da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Décio Coutinho, o seguro será mais um instrumento para atender a produção avícola.

“Foram apresentadas duas possibilidades de seguros sanitários: o contratado direto pelo produtor, para assegurar sua produção e outro contratado pelos fundos privados estaduais, para atender ocorrências de grande magnitude. Em emergências sanitárias, precisamos de recursos suficientes e facilmente disponíveis para conter ou mesmo erradicar a doença e ressarcir o produtor pelas suas perdas”, destacou Décio.



Data da Notícia: 09/08/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.