Globo Rural
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou na última segunda-feira (1º) um balanço que mostra que o faturamento com vendas da carne de porco, boi e frango caiu 21% em valor no mês de maio em relação a abril. A maior retração fica por conta do comércio de aves, que teve queda de 28,7%.
Em todo mês de maio foram embarcadas 417 mil toneladas do complexo carnes, queda de 7% em relação ao mês anterior que teve 450,2 mil toneladas embarcadas. A desvalorização média das carnes brasileiras foi de 15% no mês. O volume inferior e a redução nos preços médios dos produtos justificam a forte queda no período.
Apesar do cenário do último mês, em 2015, o Brasil acumula alta de 7,20% nas exportações de carnes. Nos cinco primeiros meses do ano, o país vendeu 2,12 milhões de toneladas de proteína animal para outros países, enquanto no mesmo período do ano passado foram embarcadas 1,97 milhão de toneladas.
Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carnes do mundo, sendo que em 2015 o país já teve faturamento de US$ 7,4 bilhões com as vendas de produtos, US$ 1 bilhão a mais do que em 2014.