Falta de chuvas no Sul de SC preocupa agricultores e produtores

G1

A previsão meteorológica, que não anuncia um período com muitas chuvas, aumenta a preocupação dos agricultores no Sul de Santa Catarina. A barragem do rio São Bento, em Siderópolis, que abastece seis municípios da região está com o nível da água quatro metros abaixo da média, como mostrou o RBS Notícias de sábado (19).

A água, que antes chegava na vegetação, baixou tanto que dá para ver as margens. As três janelas da torre da igreja que costumam ficar cobertas pela água na barragem agora aparecem (veja no vídeo acima).

A Casan diz que, por enquanto, o abastecimento de água não está comprometido, mas como a previsão para os próximos meses é de pouca chuva por causa da influência do fenômeno La Ninã é bom começar a economizar para evitar problemas no verão.

Milho e leite

A lavoura de milho está sofrendo com a falta de chuva e se continuar assim a safra pode cair até 40%. Isso também acaba preocupando os produtores de leite, porque as vacas comem milho para complementar a alimentação, já que os pastos também estão secos pela estiagem.

Nos meses de agosto e setembro choveu abaixo da média na região. Os níveis de cinco rios estão abaixo do normal. Na semana que passou choveu um pouco, mas não o suficiente para resolver o problema.

"Nós temos também o impacto nas hortaliças. Em função também do frio, a gente teve um inverno bastante típico. E um período de escassez de água a partir de agosto, intensificado bastante em setembro. Isso tudo reflete nesse momento, que a temperatura está subindo e a demanda de exigência de água das plantas também sobe", afirma Darlan Rodrigo Marchesi, engenheiro agrônomo da Epagri.



Data da Notícia: 21/11/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.