Exportações garantem recorde de preço do suíno vivo

Notícias Agrícolas

As cotações do suíno vivo no mercado independente estão apresentando forte alta neste início de ano, contrariando as expectativas do setor para o primeiro bimestre.

Segundo avaliação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) pela segunda vez na história a cotação média - considerando as praças pesquisadas - do animal vivo superou os cinco reais.

"Alguns negócios já são realizados próximos dos R$ 5,30/kg, valor nominal verificado em novembro de 2014 e o mais elevado da série histórica do Cepea, que começou em 2004", diz o Centro em seu boletim semanal.

Para os pesquisadores do Cepea o desempenho das exportações é o grande responsável por esse cenário atípico de alta.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, divulgado nesta segunda, o país embarcou 11,3 mil toneladas de carne suína in natura na primeira semana de fevereiro (três dias úteis). Na comparação com igual período do ano passado houve incremento de 27,8% no volume.

"O mercado tem se mostrado bastante firme nos últimos dias. Muitos foram os pedidos de cargas extras e os animais do plantel como um todo estão leves o que nos leva a uma situação positiva ao produtor", conta o gerente geral da Arapé Agroindústria, Roberto Magnabosco.



Data da Notícia: 10/02/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.