Valor Econômico
As exportações de carne de frango do Paraná, principal Estado produtor do país, cresceram 10,3% no acumulado de 2016 até julho, totalizando 941,51 mil toneladas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). No mesmo intervalo de 2015, as exportações de carne de frango chegaram a 853,10 mil toneladas.
De acordo com o sindicato, o Paraná é responsável por 36% das exportações braseiras de carne de frango. O Brasil é o maior exportador global do produto, à frente dos EUA.
O forte crescimento das exportações do Paraná é mais um indicativo das dificuldades do setor restringir a oferta para recompor as margens, que foram bastante afetadas pela disparada dos preços do milho e pela dificuldade de repassar os preços ao consumidor.
Nesse contexto, os abates no Paraná também seguem em ritmo intenso. Entre janeiro e julho, os frigoríficos do Estado abateram 1,04 bilhão de aves , crescimento de 9,1% na comparação com os 953,26 milhões de cabeças abatidas no mesmo período do ano passado.
Apesar da conjuntura difícil, o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, se mostrou otimista com a recuperação da economia brasileira. “Com a recuperação da economia para 2017 temos a oportunidade de aumentar as vendas nos mercados interno e externo. Nas exportações, o Paraná pode obter crescimento, pois sempre teve uma política de competitividade e sanidade exemplares”, afirmou ele, em nota à imprensa.