Avisite
Em abril, o volume exportado pelo setor de postura foi o menor do ano e ficou em 252.250 quilos, terceiro menor volume embarcado dos últimos 24 meses, redução de 43% sobre o volume embarcado em abril do ano passado.
No primeiro quadrimestre, o volume acumulado chegou aos 3,484 mil toneladas, redução de 30% no ano. Já nos últimos doze meses a situação é ainda pior, pois o volume embarcado foi de 8,877 mil toneladas enquanto no período imediatamente anterior chegou aos 19,442 mil toneladas, ou seja, redução superior a 54%.
Até meados de abril o setor de postura operava no mercado interno com grande falta de produto e dificuldade em atender aos pedidos programados. E como conseqüência, houve também redução acentuada nos volumes exportados.
Com o aumento das disponibilidades de mercadorias a partir do final de abril a tendência natural é o setor voltar a investir no mercado externo. E os embarques de maio já podem voltar a superar o que foi exportado no ano anterior. Mas nesse caso, não será nada de extraordinário porque o terceiro bimestre do ano passado foi de embarques extremamente baixos – os menores do ano - e podem ser facilmente superados neste ano.