AviSite
O volume de ovos comerciais embarcados em julho foi o menor do ano e, também, em relação a julho dos últimos cinco anos. No mês foram exportados 4,376 milhões de ovos – cerca de 365 mil dúzias - que representaram reduções de 30% sobre o mês anterior e de 58% sobre o embarcado no mesmo período do ano passado.
Nos últimos três anos, ocorreu forte exportação de ovos no primeiro trimestre, seguido de forte retrocesso no segundo. No terceiro trimestre o volume voltou a crescer gradativamente e no quarto trimestre aconteceu, também, grandes volumes exportados.
Nesse ano, a recuperação que deveria começar no mês de julho não aconteceu. Umas das possibilidades para o baixo volume embarcado seria o direcionamento para atender o mercado interno.
Com o baixo volume embarcado em julho, os primeiros sete meses do ano foram encerrados com 101 milhões de ovos que representaram redução de 3,4% sobre o mesmo período de 2015 quando foram embarcados 104,6 milhões.
Mas, por enquanto, nos últimos 12 meses – agosto de 2015 a julho de 2016 - o setor de postura comercial exportou o equivalente a 251,4 milhões de ovos, superando em quase 28% os embarques do mesmo período imediatamente anterior.