Exportação de frango para a China tem aumento de 108% em volume, diz ABPA

Agência Estado

A China importou 51,5 mil toneladas de carne de frango brasileira em abril, volume 108% superior ao adquirido no mesmo mês de 2015, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em receita, houve incremento de 80% no mesmo período, com US$ 86,3 milhões.

"É um novo recorde nos embarques para o mercado asiático, que consolida a China como segundo maior destino das exportações do setor, com 12,5% do total embarcado pelo Brasil", destaca a entidade em nota. No acumulado do ano o incremento das vendas para a China em relação ao primeiro quadrimestre de 2015 é de 68%, alcançando 149,4 mil toneladas. Em dólares, foram US$ 256 milhões, 43% acima do ano anterior. Outros mercados também elevaram a importação do produto brasileiro. A Arábia Saudita - principal destino das exportações brasileiras, segundo a ABPA - comprou 15% mais em abril (ou 8,5 mil toneladas a mais), totalizando 67 mil toneladas. No quadrimestre a alta é de 9% (21,1 mil toneladas a mais), alcançando 246,9 mil toneladas.

Para a Rússia, o incremento é de 133% em relação a abril do ano passado, atingindo 10,4 mil toneladas. Nos quatro meses de 2016 foram 28,6 mil toneladas, volume 59% superior ao registrado no ano anterior. Para a União Europeia, a exportação cresceu 17% em volume, somando 38,9 mil toneladas. Nos quatro primeiros meses do ano são 135 mil toneladas exportadas (+8%).

"Praticamente todos os mercados apresentaram elevações nos níveis de compras, com destaque para China e México que, além de apresentar aumentos importantes, deverão seguir consistentes ao longo do ano", disse no comunicado Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA. Em abril, os embarques totais de carne de frango (considerando todos os produtos) atingiram 421 mil toneladas, volume 25% superior ao registrado no ano anterior. Este é o segundo melhor resultado da história do setor, conforme a ABPA.



Data da Notícia: 17/05/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.