Exportação de carne suína brasileira tem queda de 89% devido à crise na Ucrânia

Canal Rural

A crise interna da Ucrânia está afetando as exportações de carne suína brasileira. O país está entre os cinco principais compradores da carne, mas as aquisições caíram 89% nos dois primeiros meses deste ano. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Rui Eduardo Vargas, essa situação criou uma alternativa para o mercado interno.

- Desde novembro, nós temos uma redução quase a zero de importação por parte da Ucrânia, em parte motivada pela crise, e em parte motivada porque eles tinham comprado muita carne nossa em julho, agosto, setembro, outubro, níveis bem alto de exportação. E o estoque deles ficou bastante grande. De novembro para cá, praticamente zeramos as exportações e foi um momento bom, de reação no mercado interno, então se criou uma alternativa para o mercado interno - afirmou Vargas.

Diarreia suína

De acordo com o vice-presidente da ABPA, o setor está extremamente preocupado com o vírus da diarreia epidêmica suína (PED, na sigla em inglês) que está atingindo o rebanho norte-americano.

Conforme ele, a indústria brasileira de carne suína solicitou ao governo medidas preventivas e de precaução a fim de evitar que a doença seja um problema mais sério e que atinja o Brasil.



Data da Notícia: 03/04/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.