Exportação de carne de frango: primeiros números da SECEX/ME para setembro inviabilizam projeções

AviSite

Parece estar 100% correta a tese levantada pelo AviSite uma semana atrás (2 de setembro), quando se levantou a hipótese de – frente ao fraco resultado das exportações de carne de frango de agosto passado – terem ficado restos a serem contabilizados em setembro corrente.

Pois só isso explica o fato de, nos três primeiros dias úteis do corrente mês os embarques efetivados terem aumentado, pela média diária, 65,53% em relação ao mês anterior e 73,64% em relação a setembro de 2020, atingindo dessa forma o maior volume de todos os tempos – 26.419 toneladas/dia.

Não que esse seja um volume inatingível. Mas basta uma retrospectiva aos resultados dos últimos 12 meses (gráfico abaixo à esquerda) para constatar a ocorrência de alguma distorção nos dados atuais, mais de 60% superiores à média diária dos 12 meses transcorridos entre setembro de 2020 e agosto de 2021. Por sinal, um desempenho que não se coaduna com a queixa do setor de insuficiência de contêineres.

Mas não só isso. Porque – como aponta o gráfico abaixo à direita – o volume exportado nesses três dias (totalizando 79.518 toneladas de carne de frango in natura) não é muito diferente do que foi exportado na primeira semana de agosto passado, com cinco dias úteis (83.606 toneladas).

Por tudo isso, os valores ora divulgados impossibilitam projetar o que tende a ser atingido no mês, pois sugerem algo superior a 550 mil toneladas. E, até aqui, o setor jamais chegou sequer às 450 mil toneladas mensais do produto in natura.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 08/09/2021