Exportação de carne de frango dos EUA entre janeiro e outubro de 2015

AviSite

A análise superficial do quadro de principais importadores da carne de frango dos EUA deixa a impressão de que o país não enfrentou maiores dificuldades com o surto de Influenza Aviária, pois, no grupo dos 10 primeiros, apenas a metade dele reduziu suas compras. Além disso, a redução ocorrida no grupo foi inferior a 1,6%.

A conclusão, porém, não é correta, visto que, no quadro atual, grandes e tradicionais importadores foram substituídos por compradores que, em condições normais, provavelmente nunca participariam do ranking devido ao menor poder de compra.

Em outras palavras, a grande redução aparece entre os 135 “demais” importadores (um ano atrás eram 130), grupo composto por países que até o ano passado se classificavam como “grandes importadores” e que, por razões políticas (caso da Rússia) ou sanitárias (caso da China e da Coreia do Sul) zeraram ou reduziram significativamente suas importações. É o que explica a queda superior a 25% nesse grupo.

De toda forma, como esse grupo absorveu não mais do que 40% das exportações norte-americanas de carne de frango, sua influência na redução global acabou diluída. Assim, o volume total exportado entre janeiro e outubro apresenta redução de apenas 13%.

De sua parte, em relatório de dezembro corrente, o USDA prevê que o recuo no ano será ligeiramente menor, de 12%. Dessa forma, o total anual ficará em torno dos 2,910 milhões de toneladas.

eua



Data da Notícia: 18/12/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.