“Exportação contábil” tira uma posição da carne de frango

Avisite

Quinto principal produto da pauta exportadora nos 10 primeiros meses de 2013 - atrás apenas dos minérios de ferro, da soja em grão, do petróleo e do açúcar - a carne de frango in natura acabou perdendo uma posição quando se considera a receita cambial acumulada entre janeiro e novembro do corrente exercício. Isto, a despeito dessa receita ter registrado incremento de 6,38%, enquanto as exportações globais brasileiras fecharam o período com expansão negativa.

A queda do frango para a sexta posição resulta da exportação, nos 11 primeiros meses de 2013, de seis plataformas de petróleo, 100% a mais que em idêntico período de 2012. Só que, parece, renderam bem mais que no ano passado, pois a receita cambial por elas levantada aumentou mais de 350%.

O detalhe é que essas plataformas não saíram do Brasil: vendidas a subsidiárias da Petrobras no exterior, se encontram em operação na costa brasileira. Ou seja: uma “exportação contábil” que vem evitando déficit maior na balança comercial brasileira.

exportação



Data da Notícia: 04/12/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.