Expedição percorre o Brasil atrás de informações sobre safra de soja

G1

Um grupo de especialistas está fazendo uma expedição pelo país, o Rally da Safra, para levantar dados sobre a produtividade da soja. Eles estão viajando por 11 estados que produzem o grão. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de uma super safra, com números acima da média.

Para Valmir Assarice, que coordena o rally, o desempenho de cada região produtora deve ser levado em conta para saber se a produtividade será de fato boa. "O objetivo do rally da safra é fazer estimativa da safra da região, para isso a gente passa nas fazendas fazendo o roteiro da região e, no final da expedição, a gente vai ter qual vai ser a real produtividade do estado," explica.

A área percorrida pelo rally para essa averiguação representa 95% da região de soja do país. A expectativa é que eles confirmem durante a viagem uma colheita de 107 milhões de toneladas de soja.

Os produtores do Rio Grande do Sul se mostram otimistas em relação a essa safra. Para o produtor rural Maurício de Bortoli, do ponto de vista agronômico a safra tem vindo muito bem. "A gente tinha uma previsão de La Niña com chuvas abaixo da média, o que não aconteceu. Esse ano choveu muito bem pra cultura de soja. Então nossa expectativa é boa, apesar dos preços não estarem sendo muito significativos em termos de lucratividade, o volume de produção aqui no rio grande do sul vai ser muito bom", comemora.

Segundo o agrônomo Rodrigo Minguini, o segredo dos produtores que terão a colheita acima da média é o investimento. "O tratamento de semente é fundamental pra que você realmente mantenha a qualidade fisiológica dela, além de germinação e vigor, esse é um primeiro ponto. Você vai conseguir proteger contra pragas, doenças e nematóides. A ideia de tratamento é trazer dose por unidade de semente, para você realmente fazer uma proteção que traga mais segurança pro produtor e que ele consiga colher mais", retrata.

Valmir consegue através da análise realisada por regiões dizer que a expectativa realmente aumentou. "A soja está com potencial acima do esperado. Durante o trajeto nós conversamos com alguns produtores, o pessoal tá se surpreendendo com as colheitas acima da média e nossa expectativa vem aumentando a cada dia pro estado, para uma boa nova colheita ", acrescenta.

O Rally da Safra está na sua 14° edição. Saiu do Rio Grande do Sul, percorreu Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso, seguirá pela Bahia, Maranhão e Tocantins, passando também por Piauí e Goiás.



Data da Notícia: 03/04/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.